Como declarar o seu imposto

Imposto de Renda - Como declarar


Neste momento diversas pessoas estão necessitando de realizar o seu ajuste anual junto a Receita Federal. Para isso precisam fazer a declaração do imposto de renda pessoa física, porém muitos não sabem ou até não tem ideia por onde começar os seus lançamentos. A Reinaldo Sousa Consultoria irá explicar em um passo a passo alguns pontos para que você possa fazer a sua própria declaração. É importante dizer que mesmo com essas dicas procure um profissional contábil para verificar os dados a serem declarados.

1. Baixe o programa da declaração do imposto de Renda disponível no link:



No site é possível realizar o download para vários dispositivos eletrônicos e sistemas operacionais.

2. Instale o programa, caso esteja utilizando um computador o programa ficará da seguinte forma:



3. Escolha o tipo que te atenda, observando as seguintes informações:


- Declaração de ajuste anual: destinada para contribuintes que necessitam realizar sua declaração do imposto informando seus rendimentos do ano anterior;
- Declaração Final de Espólio: para pessoas que necessitam realizar finalização do espólio (bens em herança) no qual o inventário já tenha sido concluído;
- Declaração de Saída Definitiva do Pais: Para todos aqueles que necessitaram de mudar para o exterior de fora definitiva no último ano ou no período superior a 12 meses.

Caso você já realiza a declaração a algum tempo é possível importar os dados anteriores e realizar a devidas modificações, basta selecionar a opção "iniciar importando declaração de 2019". Se possui um certificado digital pode ser utilizado a declaração pré preenchida nela está descrita diversos dados já preenchida dos contribuintes como rendimentos, bens e direitos, ônus e dívidas. Mas caso não se enquadre nestes quesitos, pode iniciar com a declaração totalmente em branco.


No momento que for realizado o clique nesta opção será solicitado o seu nome completo e CPF. Aparecerá um mensagem que te indicará o seguinte alerta: 


Não se preocupe, essa informação irá descrever as opções de tributação que o contribuinte pode escolher na hora de declarar o imposto. Essa escolha está disponível no interior do programa.

4. Cadastro e lançamento dos dados


Após a realização desta primeira etapa, o contribuinte será direcionado para dentro do programa e precisará realizar o seu cadastro no sistema colocando os seus dados em "Ident. do contribuinte".


 Após o seu cadastramento realize o lançamentos dos seus dados nos campos correspondentes sempre atentando no campo que os rendimentos serão lançados para que eles não possam ser declarados de forma equivocada evitando assim cair na malha fina.

- Rendimentos Tributáveis de pessoa jurídica - essa campo está destinado a rendimentos recebidos de empresas que o contribuinte trabalhou de forma assalariado.
- Rendimentos Tributáveis de PF/Exterior - destinado para valores que foram recebidos de outra pessoa física (como alugueis de imóveis) ou valores do exterior.
- Rendimentos Isentos e Não Tributáveis - campo destinado para rendimentos que não sofrem nenhum tributação por parte do governo.
- Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva - são valores que são tributados por motivos específicos e que não estavam descritos anteriormente.
- Pagamentos Efetuado - destinado a valores desembolsados para pagamentos de despesas que podem ser consideradas dedutíveis.
- Bens e direitos - Esse tópico é utilizado para descrever posses que tem o contribuinte em seu nome.

Esses são alguns campos que contém o programa e neles são lançados a maioria dos dados declarados.

Depois os lançamentos peça o programa para verificar as pendências e caso tenha realize as devidas correções. Somente após este passo pode ser transmitida a declaração.

Caso tenha dúvidas ou precise realizar a sua declaração a Reinaldo Sousa Consultoria está disponível para te auxiliar.

Para mais informações, entre em contato clicando no ícone do whatsapp.









Comentários